segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Análise do livro " Para entender Michael Jackson)

Bom, o que falar deste pequeno livro de 122 páginas e 5 capítulos ? Péssimo ? Ruim? Horrível? Sensacionalista? Crítico (para os curiosos e não para os fãs)? Os adjetivos limitam-se a esses.
"Para entender Michael Jackson" enfatiza BASTANTE a infância roubada de Michael e tudo o que ele faz é resultado de sua infância (Como por exemplo balançar Blanket pela janela: um ato infantil, uma vingança por sua infância perdida). Para quem tem raiva do Joseph, depois de ler esse livro sai atrás dele com uma faca tentando matá-lo.
Neste livro é citado (umas 2 ou 3 vezes) que Joseph traía Kath e que a mãe da família Jackson aceitava porque esse era um exemplo aceitável de família: O marido podia aprontar o que for (como, por exemplo, espancar os filhos) que ela não poderia dizer não a ele, apenas distribuir amor aos herdeiros.
E disso eu gostei... Em alguns trechos o livro mostra de onde o Michael herdou tanto amor: Katherine Jackson (Eu a amo).
Também fala dos irmãos. Para o livro "Para entender Michael Jackson", Jermaine é mais um artista em decadência.
Antes de falar a vocês sobre os últimos dois capítulos do livro, vou deixar aqui três trechos... Tirem suas próprias conclusões:


"Mas quem é o duplo de Michael Jackson ? É o ego de pele escura que só podemos ver agora em antigas fotos e vídeos antigos? É um homem bom ou um predador? Protetor das crianças ou pedófilos? Um gênio danificado ou uma celibridade calculista tentando se agarrar a fama a qualquer custo ? Um astro mirim com medo de envelhecer ou uma aberração psicótica, um sociopata pervertido? E se o OU for um E ? E se ele for tudo isso ?"


"Não admira que Michael Jackson tenha sido comparado a Gloria Swanson em Sunset Boulevard, a Norma Desmond, uma caricatura, muito parecida com um um travesti envelhecido, uma aberração"

"Katherine concedeu aos filhos a "dádiva do amor", constantes exemplos de "bondade, consideração" e lições de Moral"


Bom, os penultimos capítuloo falam do Michael atual... Não muda muito, pois ele é citado como o estranho, o derrotado, o que não dança mais como antigamente e o louco. E também fala de sua aparência, questionando a real "intenção" do Mike ao ficar branco.
O Capítulo final é sobre o Julgamento. Parece capítulo daqueles best-sellers. Se não fosse com uma pessoa adorável, se tudo isso fosse inventado para ser só uma história, darai um belo filme de drama ou suspense policial. Mas é a história do nosso MJ.
Tem um trecho que me deixou abobada... pensei: em 122 páginas salvou 4 ou 6 citações e essa realmente é uma delas. "Um número muito maior de crianças sofre outras formas de abuso, espancamento, tortura, fome e negligência. Por que isso nos interessa menos? Por que interessa menos a jornalistas, romancistas,roteiristas, produtores e ao público?"
É uma boa discussão: Por que o público ama dizer que o Mj é o vilão se existem crimes piores e em maior quantidade?
A resposta da autora não é muito boa de se engolir, mas dá pra entender. Michael sempre foi muito fechado, ingênuo e amava as crianças mais do que amava qualquer coisa (classificado como esquisito pela autora) e isso é alvo fácil para as pessoas. E seguindo nessa linha ela já me decepcionou dizendo que ele errava em elevar as crianças em níveis sagrados, já que as crianças podem não se dar ao respeito e aos 12 anos tem desejos sexuais '-' PIOR QUE ISSO, ela cita em seu livro que o MJ só fez tudo o que fez pelas crianças (aquela lista gigantesca de bondades) para que as crianças o admirassem e seria bem mais fácil abusar delas, já que na pré-adolescência nos apaixonamos por pessoas mais velhas e carinhosas.

HEUHEUHEUHEUH E EU ACHEI UM ERRO *-* Lá fala: "blá, blá, blá, blá sua ESTADIA em Neverland" Estadia é um carro na garagem ou um burro no pasto ! Estar hospedado em algum lugar é ESTADA.


Well, well... O livro é crítico. Um fã ficaria com raiva ao lê-lo, um não fã pensaria sobre MJ ao lê-lo.
Mas, eu não terei prazer nenhum em indicá-lo ou fazer uma re-leitura.
Essa foi minha análise sobre "Para entender Michael Jackson" de Margo Jefferson. Diga sua opinião sobre ele ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário