quinta-feira, 1 de julho de 2010

Curiosidades – Bad World Tour.

o- A Bad World Tour realizada nos anos 1987/1988, também era conhecida como Magic Mystery Tour

- No total 4,4 milhões de pessoas assistiram a Bad World Tour, portanto essa sequência de shows se tornou mais um recorde de Michael Jackson na época: Turnê com maior audiência da história na época, assim como a turnê mais rentável de todos os tempos . Esse recorde foi superado pelo próprio Michael em suas próximas turnês (e seria em This is it Tour tbm :/)

- Primeira turnê solo de Michael Jackson

- A primeira parte da turnê se assemelha com a última turnê realizada por Mj e seus irmãos “Victory Tour” contendo apenas duas músicas do álbum Bad: Bad e I Just Can’t Stop Loving You. Já na segunda parte dessa turnê, o setlist se identifica mais com Michael Jackson e o álbum Bad, pois nele foram adicionadas (além dos sucessos do primeiro setlist) várias músicas do álbum que deu nome a turnê.



Primeira parte da turnê:


- Ao lançamento do álbum Bad no Japão, Mj ficou muito popular por lá, o que rendeu o apelido de “Tufão Michael”

- Quando o Japão Jackson Airlines Flight 61 aterrissou no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio mais de 600 jornalistas, cinegrafistas e centenas de fãs estavam esperando para cobrir a sua chegada. Mesmo Bubbles, chimpanzé de estimação de Jackson, que tomou um vôo separado, foi recebido por mais de 300. Para transportar o equipamento de palco, um jato fretado jumbo voou em Tóquio, carregando 22 caminhões, juntamente com comitiva de Jackson visita de 132 pessoas.

- Jackson anunciou a dedicação de sua turnê japonesa e cada performance de "I Just Can't Stop Loving You" para Yoshioka Hagiwara, um menino de 5 anos que foi seqüestrado e assassinado.


- Jackson deu £ 12.000 para os pais de Hagiwara. (O Menininho que foi sequestrado e assassinado)


- O atendimento total para os concertos no Japão (14 no total) durante a primeira fase, foi 450.000, com apresentações nas cidades de Tóquio, Osaka e Yokohama


- Após os primeiros catorze concertos no Japão, a turnê foi a Austrália, com cinco concertos com actuações em Melbourne, Sydney e Brisbane. Na Austrália, Michae foi apelidado de “Crocodilo Michael”


- Em 25 de novembro de 1987, na cidade australiana Brisbane, Stevie Wonder fez uma aparição surpresa em um concerto para executar "Just Good Friends", uma canção que foi apresentado na Bad World Tour.

- Devido a várias razões, concertos agendados em Wellington e Auckland, na Nova Zelândia foram cancelados. Alguém sabe o por quê ?

Segunda parte da Turnê:


- Para a segunda parte, Jackson mudou seu figurino, trocando a camisa de prata com uma cinta preta aparafusadas e fivelas perna múltiplas para um fecho de prata com várias fivelas pretas para baixo dos braços, e camiseta branca. Acessórios, incluindo um cinto, distintivo de braço, perna e ombro e fivelas também variaram. Uma comitiva de Jackson comentou que "achava que ele estava vestindo muito couro [durante a primeira fase], e parecia um pouco ridícula". "Então, ele cresceu seu cabelo, jogou fora a sua jaqueta e um cinto amarrado no maciço. O resultado faz olhar cru e street-wise", disseram. Eu não achei nem um pouco ridiculo o antigo figurino ! hahaha


- Jackson e sua banda ensaiaram em Pensacola, Flórida para a primeira série da turnê de concertos nos Estados Unidos.


- Inicialmente, a fase estadunidense da Bad World Tour se iniciaria em Atlanta, capital da Geórgia, cidade símbolo da famosa marca de bebidas Coca-Cola - Porém, como a turnê de Michael era patrocinada pela Pepsi (marca de refrigerantes rival) a ideia foi logo descartada (transferindo, então, para a cidade de Kansas City). Que coisa sem noção ‘-‘


- Em 3 de março de 1988 Jackson realizou um concerto privado no Madison Square Garden, Nova Iorque, onde todos os produtos foram doados para a United Negro College Fund. (Disso a imprensa não fala né ?)


- Tatiana Thumbtzen, que foi apresentado no vídeo de "The Way You Make Me Feel", beijou Jackson durante a execução da canção. O incidente criou histórias sobre Jackson e relacionamento Thumbtzen. E ela foi demitida da turnê :s

- Siedah Garrett, que forneceu vocais para "I Just Can't Stop Loving You" em Bad e co-escreveu "Man in the Mirror" também fez uma aparição especial.


- Embora a turnê dos Estados, do 2 performances em St. Louis, Missouri teve de ser cancelado devido ao sofrimento Jackson de laringite, após pegar um resfriado.


- Para os concertos em Atlanta, Geórgia, Jackson deu 100 bilhetes para o Children's Wish Foundation para crianças com doenças terminais.


- Seguindo os Estados Unidos, a turnê foi para a Europa com o concerto de abertura em Roma, Itália 23 de maio de 1988.


- Apenas algumas horas antes do show começou, Jackson saiu furtivamente pela parte de trás do Hotel Lord Byron, onde ele estava hospedado, vestido com uma peruca de cabelos encaracolados, bigode falso e capa de chuva para andar pelas ruas sozinho. Isto criou um pânico entre a sua segurança. Jackson foi encontrado em seguida ao retornar para o hotel por conta própria em um táxi. HUEHUEHEUHEUEHUEHEUHUHEHE MJ, DEMAIS.


- Enquanto em Roma, Jackson doou £ 100.000 para o Hospital Bambino Gesù, hospital pediátrico de líder na Itália.


- Os concertos na Itália foram realizadas em Roma e Turim.


- O concerto em Basel, na Suíça, em 16 de junho de 1988 teve a participação de Elizabeth Taylor e Bob Dylan.


- Enquanto em turnê na Europa, Jackson seria dado o nome "The Earl of Whirl" e "O Peter Pan do Pop”


- Os concertos no Reino Unido, especialmente no original Wembley Stadium em Londres, foram os mais esperados e ansiosamente aguardado pelos fãs de todo a turnê. E VAI SAIR EM DVD *--------*


- Anthony Davis, um membro do pessoal da turnê de segurança, disse que os fãs em Londres "ter esperado tanto tempo para o show" em que "o nível de expectativa cria histeria em massa." Os ingressos para as datas inicial 5 julho foi na venda em janeiro, com a procura de bilhetes superior a 1,5 milhões, o suficiente para esgotamento do local capacidade 72.000 pessoas.


- O primeiro concerto (Wembley) em 14 de julho de 1988 teve a participação de várias celebridades, incluindo Shirley Bassey, Jack Nicholson e Bruno Frank. Dois dias depois, em 16 de julho, a princesa Diana e o príncipe Charles estava em atendimento. Jackson conheceu os dois antes do show em que ele doou 450.000 dólares para o Prince's Trust e do Great Ormond Street Hospital. Jackson também apresentou uma jaqueta da turnê especial em exibição dos álbuns solo de Jackson "Bad", "Thriller" e "Off the Wall" às crianças reais.


- - Michael é o único artista na história a fazer 7 concertos consecutivos no estádio britânico Wembley vendendo todas as entradas. As normas do estádio impedem fazer mais de sete concertos seguidos por artista, mas vendo a demanda calculada – de não haver limite – pôde ser vendida todas as entradas para vinte concertos aproximadamente.


- Durante a turnê do Reino Unido, os shows realizados em Leeds, em 29 de agosto de 1988 em seu 30° aniversário. Os fãs cantaram "Happy Birthday to You" antes de "Another Part of Me"


- Um incidente ocorrido durante o show em que um piloto que estava "sendo caçado" pela polícia depois que um avião voar acima da multidão de 90.000 abaixo de 200 pés. Ninguém ficou ferido, mas 96 foram presos na maior parte de embriaguez e de alguns dos danos e do tráfico de drogas. Eu hein :s


- Após o concerto, Jackson doou 130.000 dólares para dar para a Vida, a uma instituição de caridade britânica que foi com o objetivo de levantar 1,9 milhões de dólares para um programa de imunização para 40.000 crianças.


- O último concerto no Reino Unido e da turnê européia foi completamente um que Jackson era ansiosamente antecipar. "Eu sempre considerei Liverpool a casa da música pop contemporâneo", disse ele aos repórteres. "Em virtude de ser o local de nascimento dos Beatles incomparável." O concerto, que teve lugar no Racecourse de Aintree, resultou em centenas de fãs a ser tratados pelo serviço de St. John Ambulance para passar as dores de cabeça, desmaios, , histeria e ser esmagado entre a multidão de 125.000, o maior show da turnê.


- Michael e sua equipe se instalaram no Incosol Health Spa em Marbelha, Espanha, para ajudá-los a estar em forma para o resto da turnê. MJ, para estar em forma realizava caminhadas na montanha, sessões de ginástica e massagens subaquáticas. A estada neste SPA custou £ 50.000 por semana.


- Após um total de 41 concertos na Europa, a turnê foi para os Estados Unidos para a sua segunda corrida em 1988, atuando em mais 7 cidades.


- A turnê foi inicialmente previsto para terminar no Boxing Day de 1988, em Tóquio, mas Jackson sofria de inchaço cordas vocais após a primeira, de 6 de concertos agendados em Los Angeles, Califórnia, em novembro.


- Os 5 restantes foram então remarcada para janeiro de 1989. E mais 9 shows no Tokyo Dome (que substitui o antigo estádio Korakuen onde Jackson se apresentou em 1987) foram realizados, totalizando o atendimento turístico japonês para 570.000 em 23 concertos, incluindo dois no dia de Natal e Dia de Santo Estêvão.


- O final de 5 concertos no Memorial Sports Arena em Los Angeles foram realizadas para concluir a turnê.


- - Michael comprou as terras do Rancho Sycamore (que pouco depois passaria a se chamar Neverland Valley Ranch) com parte do dinheiro que ganhou na Bad Tour.


- Ao finalizar a turnê em Los Angeles, o prefeito da cidade proclamou o dia 27 de janeiro como o Dia de Michael Jackson.


- Segundo informou o promotor de eventos Marcel Avram, Michael ganhava durante a turnê Bad na Europa quase Cinco mil euros por minuto. Depois de pagar o salário a 140 profissionais que viajavam com ele, ainda obtinha lucros de mais de 575 mil euros por cada concerto.


Set lists


Primeira Parte (1987)


 "Wanna Be Startin' Somethin'"


 "Things I Do For You"


 "Off The Wall"


 "Human Nature"


 "This Place Hotel (Heartbreak Hotel)"


 "She's Out Of My Life"


 Jackson 5 Medley


 "Rock With You"


 "Lovely One"


 "Working Day And Night"


 "Beat It"


 "Billie Jean"
 "Shake Your Body (Down To The Ground)"

 "Thriller"

 "I Just Can't Stop Loving You"

 "Bad"

Segunda Parte (1988/89)

 "Wanna Be Startin' Somethin'"

 "This Place Hotel (Heartbreak Hotel)"

 "Another Part Of Me"

 "I Just Can't Stop Loving You"

 "She's Out Of My Life"

 Jackson 5 Medley

 "Rock With You"

 "Smooth Criminal"

 "Human Nature"


 "Dirty Diana"

 "Thriller"


 "Working Day And Night"

 "Billie Jean"

 "Beat It"

 "Bad"

 "The Way You Make Me Feel"


 "Man In The Mirror"

Fonte: fui pescando as informações no Wikipédia e em alguns fóruns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário