sábado, 7 de agosto de 2010

Curiosidades – Dangerous World Tour


- A turnê, que teve inicio com um super show de abertura em Munique, na Alemanha, em 27 de Junho de 1992, encerrou-se em 11 de Novembro de 1993, na Cidade do México, no México, com uma audiência estimada em 3,5 milhões de fãs ao redor do globo, um verdadeiro recorde.
- Composta por 2 partes (1ª de Junho à Dezembro de 1992, e a 2ª, de Agosto à Novembro de 1993. Não estou ficando louca. Pausa para as férias). Ao todo foram 69 apresentações (40 na Europa, 18 na Ásia, 6 na América do Sul e 5 na América do Norte)
-  Além, é claro, de seus maiores sucessos de seus álbuns anteriores - Como os mega-hits "Billie Jean", "Beat It", "Thriller", "Bad", "Smooth Criminal", "Human Nature" e "Man in the Mirror" -, Michael também apresentou no setlist desta turnê seus sucessos da época - Como os outros mega-hits "Jam" (Faixa Especial de Abertura da Turnê), "Will You Be There", "Heal The World", "Black or White" e "Dangerous".
-  Esta foi a única turnê de Michael que veio ao Brasil e à América do Sul (Passando também pela Argentina e pelo Chile), com dois mega-shows no Estádio do Morumbi, em São Paulo, nos dias 15 e 17 de Outubro de 1993, em uma audiência de mais de 200 mil pessoas. Como de costume, Michael chegou em seu avião no aeroporto de cumbica, acenando para os fãs e se hospedou no hotel Sheraton, o show, não podia ser exibido na televisão devido a equipe de Michael ter proibido, só podiam exibir duas musicas "Jam" - abertura da Turnê e "Wanna Be Startin' Somethin'" segunda musica.
- A abertura da Turnê iniciava quando todas as luzes apagavam e no telão aparece um "mix" da turnê passada de Michael,a Bad World Tour,e o mix é chamado de "Brace Yourself".Depois que acaba o "mix", Michael dá um pulo e todos gritam. Michael passa no máximo 2 minutos sem fazer exatamente nada,depois,vagarosamente tira o seu óculos escuro e dá um giro,todos voltam a gritar,joga o óculos para uma pessoa(sem ser da platéia) e começa a cantar "Jam".
- O figurino de Jackson fixo do show era o mesmo, mas o de abertura variava de um ano para o outro. Enquanto na primeira parte, durante o ano de 1992, Michael usava uma farda militar azul brilhante, com calças e sapatilhas pretas. Já em 1993 (no caso do Brasil), era usada também uma farda militar, mas totalmente preta, assim como as sapatilhas e calças.
- A partir de "Wanna Be Startin' Somethin'",Jackson usava a mesma sapatilha e a mesma calça,mas,já a roupa que o cobria era uma dourada que no fundo parece com um fundo de uma "cueca" e era brilhosa.Em cima,tinha uma dobra preta e uma pequena parte, aparecia um pouco do corpo de Jackson.Quando aparecia com essa roupa,em todos os shows,os fãs iam ao delírio.
- A turnê foi considerada, na época, a turnê que contava com os mais avançados equipamentos à disposição no mercado, sendo vista até hoje, vinte anos depois, como de ótima qualidade.
- Em 2005, foi lançado no mundo todo o DVD oficial da turnê, o Michael Jackson - Live In Bucharest: The Dangerous Tour com o show realizado em Bucareste, na Romênia, em 01 de Outubro de 1992 - E considerada a melhor apresentação pelos fãs no mundo todo.
- Foi nesta turnê que Michael apresentou, pela primeira vez ao vivo, um de seus mais brilhantes passos: o "The Lean", do mega-hit "Smooth Criminal", que consiste em desafiar a gravidade enclinando-se para frente sem tirar os pés do chão, em um ângulo de 45º.
- Com a interrupção da turnê, Michael decidiu doar todos o lucro dos 67 primeiros e únicos shows que realizou pela Dangerous World Tour (Que mesmo sendo interrompida gerou mais de US$ 125 milhões de dólares) para a Heal the World Foundation (Fundação Cure o Mundo [título também de uma das canções de Dangerous], que ele próprio fundou), criada para combater a fome, a miséria e as doenças de países pobres e desfavorados.
- Michael Jackson foi acusado de abusar sexualmente de um menor de 13 anos, Jordan Chandler, e sofria de dependência de remédios por causa das acusações, precisando se reabilitar, resolveu cancelar o resto da turnê.


MODIFICAÇÕES

    01 de Agosto, 1992: {[flagicon|United Kingdom}} Londres, Inglaterra: Cancelado - REMARCADO: 23 de Agosto, 1992.
    06 de Setembro, 1992:  Gelsenkirchen, Alemanha: Cancelado
    11 de Setembro, 1992:  Basel, Suíça: Cancelado
    02 de Outubro, 1992:  Izmir, Turquia: Cancelado
    04 de Outubro, 1992:  Istambul, Turquia: Cancelado - REMARCADO: 23 de Setembro de 1993
    08 de Outubro, 1992:  Atenas, Grécia: Cancelado
    25 de Agosto, 1993:  Bangkok, Tailândia: Cancelado - REMARCADO: 26 de Agosto de 1993
    26 de Agosto, 1993:  Bangkok: Cancelado (Devido à desidratação de Jackson)
    30 de Agosto, 1993:  Cingapura: Cancelado (Devido ao colapso sofrido por Michael)
    21 de Outubro, 1993:  Santiago, Chile: Cancelado
    02 de Novembro, 1993:  Cidade do México, México: Cancelado
    26 de Outubro, 1993:  Lima, Peru: Cancelado


Set-list
 
    01 - "Jam"
    02 - "Wanna Be Startin' Somethin'"
    03 - "Human Nature"
    04 - "Smooth Criminal"
    05 - "I Just Can't Stop Loving You"
    06 - "She's Out Of My Life"
    07 - Jackson 5 Medley:
    08 - "Thriller"
    09 - "Billie Jean"
    10 - "Working Day And Night" (música retirada após o término da primeira fase da turnê)
    11 - "Beat It" (música retirada após o término da primeira fase da turnê)
    12 - "Will You Be There"
    13 - "The Way You Make Me Feel" (música excluida após o 8º concerto em Oslo,Noruega,mas re-inseridos na set-list para os 4 primeiros concertos em Tóquio,Japão)
    14 - "Bad" (música excluida após o 8º concerto em Oslo,Noruega,mas re-inseridos na set-list para os 4 primeiros concertos em Tóquio,Japão)
    15 - "Dangerous" (música adicionada no fim da turnê)
    16 - "Black Or White"
    17 - "Heal the World"
    18 - "Man in the Mirror" (música cantada regularmente na segunda parte da turnê)


Fonte: Wikipédia :D E minha edição :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário