sábado, 17 de julho de 2010

MICHAEL JACKSON: UMA VIDA NA MÚSICA.

Por Geoff Brown. Editora Madras.
Preço médio: 49,90
Análise por Simone Caminada

Para começar dois adjetivos: Cansativo, mas gostoso.
Nada que é cansativo é gostoso, mas não é o caso desse livro !

O Livro contém 5 partes e nas suas 125 páginas pincela a vida pessoal, mas explora e explana a vida profissional de Michael Jackson. Nele você confere um comentário individual das músicas do gravadas por MJ (se não for todas é a maioria).

Parte I: The Jackson 5... Como eles iniciaram e como era gravar na Montown.
Parte II: Michael Jackson: Solo na Montown... Você começa a perceber que naquele grupo, que era como qualquer outro, começa a se destacar um menino, Michael Jackson.
Parte III: The Jacksons na EPIC... Por que o Jackson 5 virou The Jacksons? Por que mudar de gravadora? Quem tomou a iniciativa? Neste capítulo você vê claramente um MJ mais ativo. Um MJ mais livre para criar e fazer o que já havia aprendido em todos os anos de experiência.
Parte IV: Michael Jackson solo: Os anos na EPIC... Agora estamos falando do MJ que todos conhecem. Como ele se tornou o Rei do POP. Quem o ajudou e como ajudou.
Parte V: Os outros irmãos e irmãs... uma visão bem crítica sobre os que seguiram carreira musical.

O Livro contém ainda uma linha do tempo BEM LEGAL. Onde nos mostra o que aconteceu na vida profissional do Sr. Jackson. Cita uma ou duas coisas pessoais, mas nada como 'depois de 454105415 cirurgias plásticas e branquear a pele por puro racismo'
Eu sempre leio duas vezes o livro para não perder detalhes, mas este livro eu pensei mil vezes antes de re-ler... Ele é bem cansativo porque fala de tuuuuuudo que rolou mesmo para aquela música ficar pronta, desde de quem escreveu a música, tom de voz do Michael, sucesso alcançado até qual foi o engenheiro de som que trabalhou nela. Isso em TODAS as músicas. Imagine!
Eu re-li ! Sabe por que ? Uma frase me ganhou. Essa frase o faz diferente da maioria dos livros:


"Depois, ele era fantástico, em seguida, estranho, louco e coisas piores. Ele Criou poucos relacionamentos duradouros com pessoas de sua própria idade além do vínculo familia por causa do casulo tecido ao seu redor pela família e pela indústria fonográfica, por sua própria timidez (outro resultado de sua criação enclausurada) e pelo seu descontentamento com sua aparência, o que não ajudava por sua excesssiva acne na adolescência, por seus irmãos provocadores e um pais ofensivo.
O RESTO VOCÊ JÁ DEVE TER LIDO NOS JORNAIS."
(Michael Jackson, Uma Vida Na Música/ Geoff Brown; Tradução Teodoro Laurent. - São Paulo - Madras, p. 23 - 2010)


Bom, para uma visão sistemica isso significa: Não vou comentar tablóids e quem não dá créditos a isso é porque não acredita.
Isso, para mim, é motivo suficiente para ganhar minha preciosa atenção.
Para quem não se interessa apenas por livros biográficos, este é uma boa pedida.
Você termina de ler e se acha um produtor ! Hahahha.
O interessante é depois... Você escuta a música e sabe da história dela !

Ficou confuso ?
digam a verdade... eu refaço.


Gente, copiar o texto para divulgar em outro local sem aviso prévio não rola, ok
Talvez eu seja processada por divulgar um trecho do livro. Se isso acontecer o Douglas Fernandez me tira da cadeia.

Qualquer dúvida: sicaminada@ig.com ou si.mj@msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário